quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Sistema Internacional

A definição abaixo foi anteriormente escrita na Wikipédia. Devido a certos problemas foi reformulada, tanto cá quanto lá, por mim, por conta do jargão, isto é, estava, de acordo com os editores da citada enciclopédia, incluindo um ictiologista, num teorês muito acentuado. Reformulada. O comentário abaixo é anterior a repostagem.
Sistema Internacional é, para as Relações Internacionais, o ambiente constituído pelos Estados e as diversas instituições internacionais, como a ONU ou a OCDE, em interação no mundo. O termo tem uso arraigado nos estudos das Relações Internacionais, tendo significação geralmente ampla. Traz em seu bojo a idéia de uma hierarquização entre os Estados, sendo esta baseada nas capacidades políticas, militares e econômicas. Às vezes é referido simplesmente como "sistema de Estados" ou "Governo do Mundo".
É uma categoria chave das Relações Internacionais, tendo sua formulação pelo reconhecimento de que as relações entre os Estados são norteadas por elementos estruturais no seu contexto de interação: leis internacionais, instituições, alianças, associações, etc., em oposição à idéia do simples domínio da "lei da força" ou da suposta ausência de qualquer tipo de ordenamento jurídico internacional. Essa formulação teórica permite antever ou ao menos formular um quadro concreto do desenvolvimento das relações internacionais ao observar, neste âmbito, a hierarquização entre os Estados de acordo com sua força, seja ela econômica ou político-militar, em oposição ao quadro caótico de uma "anarquia internacional".
Entre exemplos que podem ser citados há o Sistema Europeu no século XIX, que foi um sistema de estados caracterizado como um modelo multipolar. Na maior parte do século XX, os sistema internacional foi organizado num modelo bipolar, baseado na rivalidade entre EUA e a extinta URSS. O mundo atual tende a se organizar como um sistema multipolar, dada a emergência da China e a consolidação da UE.

Um comentário:

  1. Bem, tenho de confessar que o artigo, como estava, estava bem aquém do que seria desejável. Simplesmente não dava para compreender o que era Sistema Internacional a partir dele. Nesse sentido, foi até bastante vantajoso que um ictiologista pusesse tal tag: acho razoável esperar que um artigo enciclopédico seja claro a ponto de até um ictiologista poder compreender o que é Sistema Internacional ;)

    Agora, porém, o artigo está bem melhor!

    ResponderExcluir