domingo, 14 de março de 2010

Série definições: ação social

De forma ampla, pode ser conceituada como todo esforço organizado, visando alterar as instituições estabelecidas. De forma particular, é conceituada pelos autores que utilizam a abordagem da ação na análise sociológica da sociedade, sendo que os principais representantes são Max Weber e Talcott Parsons. Para Weber, a ação social seria a conduta humana, pública ou não, a que o agente atribui significado subjetivo; portanto, é uma espécie de conduta que envolve significado para o próprio agente. Por sua vez, Parsons tem como ponto de partida a natureza da própria ação: toda a ação é dirigida para a consecução de objetivo. Um indivíduo (ator), esforçando-se por atingir determinado objetivo, tem de possuir algumas idéias e informações sobre os "objeto" que são relevantes para a sua consecução, além de ter alguns sentimentos a respeito deles, no que concerne às suas necessidades; e, finalmente, tem de fazer escolhas. Outro aspecto é a necessidade de possuir certos padrões de avaliação e seleção. Todos esses elementos ou aspectos de motivação e avaliação podem tornar-se sociais por intermédio do processo de interação. Assim, a ação social é vista por Parsons como comportamento que envolve orientação de valor e como conduta padronizada por normas culturais ou códigos sociais.

Comentário

Definição enxuta, simples e abrangente. Retirada de uma fotocópia intitulada "Dicionário de Sociologia". Desafortunadamente, não há referências do autor, obra, etc. A única indicação que permitiria sua identificação é a epígrafe: A Sociologia explica o que parece óbvio a pessoas que pensam que é simples, mas que não compreendem quão complicado é realmente, de Richard Osborne, o qual trabalha na Universidade de Artes de Camberwell em Londres. Um breve resumo da biografia do autor está aqui [em inglês]: http://www.camberwell.arts.ac.uk/39572.htm, a qual diz que ele desenvolveu trabalhos de divulgação científica e lida especialmente com disciplinas vinculadas à arte.

Um comentário:

  1. A definição é simples e abrangente, como dito. É exatamente esse caráter que a torna pouco útil. É indispensável consultar a bibliografia da área. Especialmente Max Weber.

    ResponderExcluir